PROJETOS DESENVOLVIDOS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Por meio do Projeto de Contação de História, as crianças da educação infantil e classe de alfabetização ampliamo desenvolvimento do pensamento, o processo cultural e crítico. Ao ouvir uma história contada e dramatizada, as crianças despertam a imaginação, a fantasia e a curiosidade estabelecendo uma ligação com o mundo mágico da fantasia e da realidade.  As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequência lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estímulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc. Desta maneira estaremos desde cedo formando futuros adultos competentes e responsáveis na formação de um mundo melhor.

 

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

Oportunizar aos educandos a aprendizagem de diferentes culturas, levando os mesmos a refletirem sobre a importância dos valores e costumes de cada povo que contribuiu para o desenvolvimento de uma sociedade é o objetivo principal deste projeto. Por meio de palestras, exposições, viagens de estudos e pesquisas, os educandos descobrem as características dos povos que colonizaram o país e principalmente a região.

 

PROJETO PÁSCOA PARTILHADA

O Colégio Rogacionista por ter sua missão alicerçada nos valores religiosos, morais e éticos, busca desenvolver em sua prática pedagógica atividades que ressaltem a importância da Páscoa no ambiente social em  que a criança está inserida.

O projeto tem por objetivo desenvolver o sentido da Páscoa naquilo que realmente representa do ponto de vista humano, descobrindo assim novos aspectos que não o de exploração comercial, conduzindo desde cedo o educando à descoberta das características morais e sociais presentes de forma tão ampla na trajetória e história de vida de Jesus.

Procuramos com isso auxiliar o educando em sua formação moral e social, contribuindo para que se torne um indivíduo mais humano e consciente de seu papel enquanto sujeito construtor de uma sociedade mais solidária.

 

PROJETO SANTO ANÍBAL E O ROGATE

Oportunizar o conhecimento sobre a história dos Rogacionistas é realizar com os educandos uma viagem ao tempo. Busca-se por meio do exemplo de Aníbal Maria Di Frância, seu fundador, desenvolver em cada pessoa o carisma e o zelo pelo Rogate, criando uma identidade de carinho, amor, solidariedade e aprendizagem social e espiritual.

 

PROJETO JOGOS ESCOLARES ROGACIONISTAS- JECOR

As atividades desenvolvidas no JECOR buscam proporcionar aos estudantes, educadores, direção e demais colaboradores da escola, o estímulo recíproco e o intercâmbio social, contribuindo para situar o colégio como centro cultural, esportivo e formativo, fortalecendo as boas relações entre os estudantes, incentivando e estimulando a formação de líderes pela prática sadia, correta e disciplinar das competições esportivas e dos jogos lúdicos.

 

MOSTRA DE PROJETOS

O Colégio Rogacionista abre suas portas para comunidade escolar, oportunizando aos mesmos conhecerem os trabalhos realizados ao longo do ano.

Os educandos apresentam de forma lúdica, dialógica e transdisciplinar os conteúdos desenvolvidos nas diversas disciplinas.

 

PROJETO ARTSHOW

Como encerramento dos projetos desenvolvidos ao longo do ano, o Artshow, evento artístico, vem propiciar através da arte e da dança, a importância desta manifestação cultural como linguagem artística que possibilita o desenvolvimento da criatividade, e de uma forma de expressão poética de ideias, sentimentos e visões de mundo.

Um momento de apresentações artísticas contextualizada com fazer pedagógico, levando às famílias um espetáculo de vivências e aprendizagens significativas.