Proposta Pedagógica

O Colégio Rogacionista, baseia-se em uma proposta pedagógica que aborda a tendência histórico- ambiental- cultural: voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, numa visão de educação que parte do senso comum à consciência científica, comprometendo-se com o processo de construção do conhecimento, respeitando o ser humano com suas diferenças e possibilidades individuais, cognitivas, espirituais e sociais.

A aprendizagem se dá através da interação entre educando e educador, e desses dois agentes sociais com o meio ambiente. O conhecimento é compreendido como construção coletiva e tem por finalidade conhecer a realidade de forma crítica, respeitando as diferenças entre os sujeitos e prezando pela sustentabilidade.

Nossa proposta pedagógica fundamenta-se no ensino e na pesquisa, incentivando o educando e educador a buscar conhecimentos necessários para o seu desenvolvimento integral, sendo capazes de evoluir no seu modo de pensar, sentir, agir e interagir na sociedade, propondo e vivenciando valores éticos inspirados na ótica cristã católica.

Santo Aníbal Maria Di Francia é a primeira referência do agir pedagógico Rogacionista. Por meio de seus ensinamentos e de suas práticas, os educadores podem utilizar de meios e instrumentos que dão direção e consistência ao agir educacional.

O Colégio Rogacionista se integra à comunidade educativa envolvendo familiares, educadores, educandos e muitos outros profissionais competentes, para descobrir a cada dia o significado e o sentimento de pertencer a um grupo social e sua participação para o bem comum, preocupando-se sempre com a formação ética e espiritual dos educandos.